A divisão de serviços de nuvem pública Amazon Web Services (AWS), da Amazon, anunciou nesta quinta-feira, 29/01, o lançamento do seu serviço de email corporativo, o WorkMail. O serviço cobra 4 dólares por usuário, com 50 GB de espaço de armazenamento para cada um.
Ele será integrado aos outros serviços de nuvem da plataforma da AWS, incluindo a Zocalo, plataforma de sincronização e compartilhamento de arquivos em nuvem. A combinação do WorkMail com o Zocalo vai permitir que departamentos de TI configurem uma plataforma de email na nuvem e possam associá-la ao serviço de compartilhamento de arquivos.
O WorkMail também será ligado ao AWS Key Management System para segurança. Um período de teste gratuito da nova plataforma de email corporativo está disponível na AWS.
O serviço tem um portal próprio para entrada, mas será oferecido primariamente como um serviço de back-end. Ele vai integrar várias versões do Microsoft Outlook para os usuários. Isso reflete o interesse da AWS de capturar mais serviços de TI corporativa na medida em que a TI aumenta sua migração para serviços hospedados em nuvem mantendo a integração com produtos dos usuários.
Embora a AWS tenha sido pioneira em Infraestrutura como Serviço (IaaS) na indústria de cloud computing nos idos do ano 2000, com oferta de serviços de virtualização e armazenamento por demanda, uma tendência clara da empresa será expandir sua oferta de serviços para incluir aplicações corporativas no modelo SaaS.
Na medida em que enfrenta mais concorrência na nuve, a AWS começa a tentar criar laços mais profundos com os seus clientes corporativos para além da infraestrutura. Nesse terreno ela vai enfrentar concorrentes pesados e mais próximos dos clientes que por muito tempo têm oferecido aplicações corporativas importantes.
Esse é o caso da Microsoft, IBM e Google, todas com plataformas populares de email corporativo, sendo que a Microsoft já oferece aos clientes a combinação de email e armazenamento de arquivos com o Exchange e OneDrive.