A Cloud Computing baseia sua conectividade em Conexões Internet, e desta forma, permite mobilidade e independência dos equipamentos de acesso, pois você pode acessá-la de qualquer lugar, e utilizando qualquer aparelho online (desktops, laptops, tablets e smartphones).
Além disso, a tecnologia Cloud Computing permite que você aumente ou diminua a capacidade de seus servidores quando precisar, conforme a sua demanda real, pagando apenas pelo que usar. É o fim das preocupações com os “picos” e “vales” da sua demanda de processamento.
Para finalizar, a eliminação das ociosidade com o conceito de pagamento “on-demand”, permite à Computação em Nuvem oferecer significativas reduções de custos de TI, comparadas com as alternativas “on-premises” e “datacenter hosting”.
BENEFÍCIOS DA CLOUD COMPUTING
• Redução de custos – Ao contratar um hardware, software ou infraestrutura na nuvem, o usuário não precisa fazer um investimento inicial em infraestrutura ou licenças, as quais passam a ser totalmente geridas e fornecidas pelo provedor do serviço. Além disso, todo o processo de manutenção e atualização das soluções fica sob responsabilidade do fornecedor. Assim, o cliente paga apenas um valor mensal pelo uso dos recursos contratados.
• Elasticidade – Este é um dos conceitos que mais atrai as empresas que trabalham com picos de demanda sazonais. Isso porque, a Cloud Computing permite que o usuário aumente ou reduza a quantidade de recursos contratados, de forma simples e ágil, sem a necessidade de mudar contratos.
• Agilidade – Para novos projetos, que exijam uma rápida implementação, a computação em nuvem pode ser bastante atrativa. Isso porque, em pouquíssimo tempo, é possível contratar a infraestrutura necessária para rodar uma nova solução, sem a preocupação com compra de hardware e software, implementação e manutenção.
• Simplificação na gestão de TI – Ao transferir a responsabilidade pela manutenção de parte dos recursos de tecnologia para os fornecedores de Cloud Computing, as equipes de TI conseguem livrar-se de atividades burocráticas e que consomem um grande tempo, para se dedicar a projetos estratégicos, voltados aos negócios.
• Facilidade de acesso remoto – Pelo fato dos serviços em Cloud Computing serem acessados pela internet, isso permite que usuários remotos utilizem os recursos de TI da empresa de qualquer lugar e horário. O que pode ser especialmente interessante para companhias que têm profissionais dispersos geograficamente ou que fiquem muito tempo fora do escritório.
• Economia de energia – Uma das pressões cada vez mais frequentes na área de TI é a redução de custos. E os data centers, especificamente, são uma importante fonte de despesas. Assim, ao terceirizar os serviços na nuvem, é possível cortar os gastos relacionados à energia e à manutenção dos centros de processamento de dados. O que, por outro lado, responde aos requisitos da TI verde.
• Redução dos Investimentos - Elimina a necessidade de investimentos na compra de ativos de infraestrutura de TI, transformando o custo de capital dos mesmos, em despesa operacional. Visto que a infraestrutura é proporcionada por um terceiro, não existem barreiras para começar um novo projeto. Não há uma regra para se comprar uma única vez, sendo possível inclusive, adquirir somente produtos e serviços à medida que a sua demanda aumenta.
• Independência - Existe uma independência do dispositivo e da localização, o que permite que os usuários possam acessar os sistemas usando um navegador de Internet independente de sua localização geográfica e do sistema operativo ou computador. Os usuários podem conectar-se em qualquer lugar já que sua infraestrutura é dada por um terceiro e se pode acessar via Internet.
• Multiusuário - Podem-se compartilhar os recursos e custos através de uma grande quantidade de usuários, permitindo a centralização da infraestrutura em áreas de baixo custo (terrenos, eletricidade, pessoas, etc.)
• Alta Disponibilidade e Confiabilidade - Aumenta a disponibilidade através do uso de múltiplos sites de redundância, que a torna apropriada para a continuidade dos negócios e recuperação imediata em qualquer interrupção não prevista.
• Escalabilidade - Pela provisão de recursos on demand de forma instantânea, em tempo real, à medida da necessidade, sem necessidade de especialistas para os aumentos de demanda.